domingo, 19 de novembro de 2017

Proerd realiza formatura no Arquipélago Fernando de Noronha

No dia 17 de novembro, cerca de 150 alunos estiveram presentes para participar da solenidade de formatura dos alunos concluintes do Programa Educacional de Resistência às Drogas da Escola Arquipélago Fernando de Noronha. Marcaram presença no evento o Gerente de Prevenção e Articulação Comunitária da Secretaria de Defesa Social, Sr. João Evangelista dos Santos, que também é Coordenador de Apoio do programa e a Mentora e Instrutora do Proerd Sd PM Fabrícia Soares dos Santos, da Coordenação Estadual. 

A policial e instrutora do 7º ano, Sd PM Juçara foi a Mestre de Cerimônia da solenidade. Várias autoridades locais se fizeram presentes ao evento: a Srª Marina Suassuna, representando a Administração da Ilha, o Sr. Ailton Rodrigues Júnior, Presidente do Conselho Distrital; o Profº Josemar Gomes de Morais, Gestor da Escola; o TC BM Moisés, Comandante do Pelotão do Bombeiro Militar da ilha; o Sr. Igor Fonseca Reis, Representante da Monsanto que é a empresa Parceira do Proerd em Petrolina; as Srªs Eunice Oliveira (conhecida como Dona Nice),Verônica Modesto, Marilde Costa, e o Sr. Admilson Medeiros, Conselheiros Distritais;  as coordenações pedagógicas e de apoio psicossocial, o corpo docente da escola e os pais dos alunos.



Abrilhantou o evento, o músico da escola, Profº Joelson Santos, ao iniciar a solenidade tocando no sax o Hino Nacional, com todos os alunos na posição de sentido, comandados pela instrutora Cb Mirameles.


Após a canção do hino, foram convidadas as alunas do 5º ano para receber as medalhas de 1º, 2º e 3º lugar nas redações. A aluna Júlia Eduarda Filgueiras Gonçalves fez a leitura da sua redação, onde destacou o aprendizado adquirido durante as aulas do Proerd.
Em seguida, o aluno Gilvan, também do 5º ano, veio à frente com a missão de fazer o Juramento Proerd, onde todos participaram. Dois alunos do 5º e 7º ano vieram receber os certificados das mãos das autoridades, representando todos os demais. A aluna Maria Rocha foi convidada para fazer a apresentação cultural, cantando uma música acompanhada pelo Profº Joelson.



A seguir, registramos os discursos das autoridades: a Srª Mariana Susassuna tomou a palavra e destacou a importância do programa para dar orientações importantes aos jovens. O gestor da Escola, Josemar Gomes agradeceu ao Proerd pelo excelente trabalho junto aos alunos, frisando também a importância da educação sobre temas tão relevantes para os jovens. A instrutora Poliana Macedo agradeceu aos alunos e a todos os parceiros e amigos que fizeram a diferença para que o programa pudesse acontecer no ano de 2017. Encerrando as falas, o Coordenador de Apoio do Proerd, João Evangelista, dirigiu-se às crianças, parabenizando pela formatura e desejando sucesso em suas vidas, também agradeceu aos colaboradores e amigos do Proerd na Ilha, sem os quais, não seria possível concretizar esta parceria.



Após a canção do Proerd, foi encerrada a solenidade com muita alegria e satisfação pelo belo trabalho desenvolvido.

As instrutoras Cb Mirameles, Sd Poliana Macedo e Sd Juçara foram saudadas pelos alunos com muito carinho e fotos, ao final do evento.


Da esquerda para a direita: Coordenadora Francismar, Cb Mirameles, Srª Edileuza, Parceira Proerd, Srª Magali (ex-diretora), Sd Juçara, Conelheira Verônica, Laine, Assistente Social, Sd Poliana Macedo, TC BM Moisés, Comandante do Pelotão de Bombeiro da Ilha e Sd Fabrícia