Currículos

Educação Infantil e Anos Iniciais

As lições da Educação Infantil e dos Anos Iniciais serão ministradas pelo policial militar especialmente capacitado pelo Centro de Capacitação PROERD, autorizado pelo DARE, e podem ser reforçadas eplo professor, usando as atividades de extensão sugeridas. Na impossibilidade de ministrar todas as lições previstas, os policiais instrutores PROERD, juntamente com a direção da escola, definirão quais os temas mais importantes qque serão ministrados àquela comunidade escolar. As decisões à respeito de quando e com que frequência deverão ser norteadas pelo nível de desenvolvimento e necessidades pessoais da criança e do ambiente escolar. Preferencialmente, as lições deverão ser aplicadas uma vez por semana.
As aulas da primeira e segunda seção são ministradas com o auxílio do Álbum, "Protegendo Nossas Crianças: ajudando a mantê-las seguras, livres das drogas e da violência", composto por 20 cartazes coloridos versando sobre segurança pessoal para crianças. Esse material foi desenvolvido pela "Los Angeles UnifiedSchoolDistrict" (Distrito Unificado de Escolas de Los Angeles) e adaptado para a realidade brasileira pelo Centro de Capacitação Proerd da Polícia Militar de Santa Catarina.
Esse currículo PROERD foi desenvolvido para utilização desde a pré-escola da Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Fundamental, com a finalidade de auxiliar pais, professores e equipes escolares em seus esforços conjuntos para educar as crianças em práticas de segurança pessoal, na ida ou na volta à escola, durante o dia de aula, em parques ou em outros locais públicos e mesmo em casa, principalmente quando os pais ou responsáveis estiverem ausentes.
Os 20 cartazes abrangem uma gama de experiências comuns que as crinças podem encontrar em casa, na escola e na comunidade. Cada cartaz lida com uma situação específica que oferece às crianças oportunidade de:
1. Identificar ou confirmar práticas adequadas a serem adotadas para a sua segurança pessoal;
2. Sugerir motivos para seguir, determinar regras e instruções nas situações dadas;
3. Aprender o que devem dizer ou fazer em situações semelhantes;
4. Reconhecer, evitar, resistir e relatar sobre situações que possam lhes causar danos.

Currículo 5º Ano do Ensino Fundamental

Com base nas pesquisas e teorias resumidas acima, um conjunto de critérios foi formado para orientar o desenvolvimento e a organização dos aspectos-chave deste programa educacional. Enquanto o currículo do curso tem a intenção de ser essencialmente o mesmo para todo o país, as estratégias e os materiais podem ser adaptados para o contexto cultural e social de cada escola conforme as necessidades específicas. Isto significa que os instrutores podem precisar, em certas ocasiões, selecionar material e atividades alternativas, assim como métodos que acreditem sejam mais apropriados para seus alunos, desde que permaneçam coerentes com os propósitos e critérios deste projeto. Contudo, é bom lembrar que palestras extensas (cinco minutos ou mais) NÃO são produtivas neste curso.
Uma característica central e peculiar deste plano de curso é o Livro do Estudante “Proerd: uma Visão de Suas Decisões”. As informações, os conhecimento científicos e as atividades contidas em suas lições são todas projetadas para construir coletivamente capacidades de resolução de problemas sociais e pessoais relacionados com o uso e abuso de substâncias, bem como para garantir que possam agir em nome de seus melhores interesses diante das situações expostas. Tentamos possibilitar aos alunos acesso a essas capacidades de maneira atraente, usando situações problemáticas que pareçam reais aos seus olhos. A intenção é que os alunos analisem essas situações, busquem e usem as informações disponíveis, discutam com profundidade, uns com os outros, as alternativas dessas situações e ações que podem escolher com responsabilidade. Além de extensas discussões, existem amplas oportunidades de “experimentar” maneiras de lidar com as pressões de amigos e com os sentimentos internos de querer ser aceito como uma pessoa “maneira”.

Coerente com os objetivos deste programa, os seguintes critérios foram estabelecidos para possibilitar o desenvolvimento das lições, de maneira a permitir o entendimento delas pelos alunos:

• Informações baseadas em pesquisas: As informações sobre tabaco, álcool, maconha e inalantes devem ser obtidas através dos resultados das mais recentes pesquisas quando os grupos ou classes estiverem resolvendo problemas.
• Guiado por problemas: O eixo norteador dos conteúdos e das atividades dos alunos é uma situação problemática, tipicamente uma na qual a pressão para o uso de drogas esteja sendo exercida.
• Interativo: Os alunos se envolvem ativamente na solução de problemas, através de discussões profundas, do pensamento crítico e da encenação de papéis com outros alunos.
• Estrutura em espiral: Os conhecimentos científicos e as habilidades devem ser revisados ao longo das 10 lições, de modo que as habilidades sejam introduzidas, revistas e praticadas em situações problemáticas cada vez mais complexas.
• Aprendizado ativo: As atividades devem refletir o envolvimento constante dos alunos, através de profundas discussões com toda a classe, mediadas pelo instrutor, encenação das habilidades e dos conhecimentos científicos, e da solução de problemas – Tomada de Decisão – em pequenos grupos de aprendizado cooperativo.
• Professor(a) como parceiro(a): Por haver uma grande quantidade de aulas que envolvem os alunos em atividades de aprendizado ativo em pequenos grupos, o envolvimento direto do(a) professor(a) da turma é um aspecto essencial para o efetivo aproveitamento das lições.

Currículo 7º Ano do Ensino Fundamental

O Currículo educacional PROERD, intitulado Caindo na REAL, representa mais de 20 anos de pesquisa do Projeto de Estratégias de Resistência às Drogas (DrugResistanceStrategies - DRS) sobre o porquê do consumo de drogas por jovens. Além da orientação promovida pela citada pesquisa, o Programa de Prevenção ao Abuso de Substâncias no Ensino Fundamental foi desenvolvido com a colaboração da Universidade Estadual de Penn, Universidade Estadual do Arizona, D.A.R.E América e escolas ao redor dos Estados Unidos da América. Fundamentado em normas culturais, o programa ensina os jovens como viver livre do consumo das drogas, de maneira confiante, utilizando como recursos a mobilização de estudantes, suas famílias e comunidades.
O acróstico "REAL" é a mensagem central do currículo e ensina aos jovens as quatro maneiras de recusar a oferta de drogas: (R)ecusar, (E)xplicar, (A)bster-se e (L)ivrar-se. Essas estratégias ajudam os jovens a se manterem longe das drogas, preparando-os para agirem decisiva e responsavelmente diante de situações difíceis. O currículo ensina aos estudantes maneiras de resistir à oferta de drogas por intermédio de estratégias práticas e fáceis de serem lembradas e utilizadas.

ABAIXO, SEGUEM ALGUNS VÍDEOS QUE FAZEM PARTE DO CURRÍCULO 7º ANO:
PROERD INTRODUÇÃO REAL: O presente vídeo INTRODUCÃO, representa a metodologia "Caindo na REAL" dos currículos DARE/Proerd. Quando apresentado isoladamente, serve como ferramenta de divulgação preventiva ao consumo de drogas entre adolescentes. Quando inserido na metodologia aplicada por um policial militar instrutor Proerd, a ação preventiva é potencializada como um programa baseado em evidências científicas, com eficácia atestada pela Universidade da Pensylvânia.


Currículo para Pais

O currículo para este programa de educação sobre drogas foi criado exclusivamente para o D.A.R.E. América pela Associação para Supervisão e Desenvolvimento Curricular (Association for Supervision and Curriculum Development – ASCD) e pela Famílias em Ação Nacional (National Families in Action - NFIA). Estas são duas das mais distintas organizações americanas em educação e pesquisa de prevenção. A ASCD, uma associação internacional de educação sem fins lucrativos, que oferece desenvolvimento de cursos para preparação profissional, é reconhecida como líder mundial em educação e pesquisa educacional. ANational Families in Action é um centro de informações sobre drogas que mantém um websitee publica numerosos artigos, panfletos, livros e um informativo trimestral. À National Families in Action, uma organização estimada e altamente respeitada entre os educadores e especialistas em pesquisa, coube a responsabilidade de desenvolver o conteúdo do programa para os Pais.

Metodologia de sala de aula: O conteúdo curricular deste programa consiste de cinco lições que se concentram em fornecer aos pais informações relevantes sobre drogas, uso e experimentação de drogas, violência e aptidões de como orientar. Durante as cinco lições, os pais aprenderão maneiras por meio das queis poderão criar um ambiente positivo, que beneficiará a boa saúde e o bem-estar de seus filhos.

As aulas são ministradas por um Policial fardado com o apoio didático de um livro, com a apresentação de vídeos temáticos divididos em capítulos para que os pais façam análise critica das situações apresentadas, permitindo uma relação com os fatos do cotidiano social, relatos, trabalhos em grupo socializado e individualizado com dinâmicas e encenações teatrais.

O Proerd PAIS é aplicado pela Brigada Militar como uma atividade educacional preventiva, que busca ajudar a família a ter noções básicas sobre o uso indevido de drogas por crianças e adolescentes, a desenvolver e aplicar os fatores de proteção, bem como a resolução de conflitos nas situações de violência. O programa é mais um fator de proteção desenvolvido pela Polícia Militar para a valorização da vida, que busca contribuir para o fortalecimento da cultura da Paz e a construção de uma sociedade íntegra, mais saudável, feliz e principalmente mais segura.

TEMAS TRABALHADOS EM SALA DE AULA

LIÇÃO 1 – AS DROGAS E A VIOLÊNCIA NO MUNDO DE HOJE - Disciplina regras na família, amizades, relacionamentos, comportamentos e mudanças de comportamentos na família e fatores de proteção.

LIÇÃO 2 – PERGUNTAS SOBRE AS DROGAS: Sinais e sintomas do uso de drogas; Fatos sobre o álcool; Fatos sobre as drogas de clubes e fatos sobre o tabaco.

LIÇÃO 3 – MAIS NOÇÕES SOBRE AS DROGAS DE HOJE: Fatos sobre a maconha; Fatos sobre os inalantes; Fatos sobre a heroína; Fatos sobre a cocaína; Fatos sobre a anfetamina e questões para análise.

LIÇÃO 4 – COMO AJUDAR SEUS FILHOS A LIDAREM COM AS PRESSÕES - A supervisão dos adultos sobre os filhos.

LIÇÃO 5 – PROTEGENDO SEUS FILHOS DA VIOLÊNCIA: Estratégias para proteger os filhos da violência; Técnicas de resistência; dramatização da resolução de conflitos.