Metas e Objetivos

Metas e objetivos

A meta que engloba todo o Proerd é de reduzir/eliminar o uso de álcool, cigarro e outras drogas pelos jovens, bem como o seu comportamento violento. O Proerd de 4a série é o primeiro do currículo Proerd no Brasil; os cursos restantes são o de 6a e o de pais. O curso da 6a série é integralmente relacionado com o curso da 4a. Os objetivos gerais dos programas de 4a e 6a séries estão voltados ao desenvolvimento das capacidades necessárias aos alunos para que tomem as rédeas de suas vidas (autonomia), com ênfase especial à resistência ao uso e abuso de substâncias.

Os objetivos gerais são os seguintes:

1. Os alunos compreenderão os riscos e efeitos físicos e emocionais do uso de álcool, cigarro, maconha e inalantes sobre seus cérebros e corpos em desenvolvimento, e os riscos de ordem legal desse uso.

2. Os alunos irão comparar e contrastar as crenças comuns de seu grupo na sala de aula com os dados recentes sobre o uso de álcool, tabaco e outras drogas (ATOD), e, onde surgir dissonância, revisar suas compreensões e crenças sobre quantos de seu grupo não usam álcool, tabaco e outras drogas.

3. Os alunos irão expandir seus conhecimentos sobre a variedade de ações positivas que podem praticar em suas escolas e comunidades (comportamento pró-social) para que não se envolvam com o uso de álcool, tabaco e outras drogas.

4. Os alunos irão compreender o que são estratégias de negação, habilidades de comunicação saudável, afirmação e resistência, e poderão aplicar essas habilidades de maneira adequada no desenvolvimento das várias situações da vida real.

(Lições do 5º ano)
LIÇÃO 1: Bem Vindo ao PROERD
LIÇÃO 2: O Cigarro
LIÇÃO 3: A Maconha
LIÇÃO 4: O Álcool
LIÇÃO 5: Os Inalantes
LIÇÃO 6: Prevenção contra o Bullying
LIÇÃO 7: Posicione-se contra o Bullying
LIÇÃO 8: As bases da Amizade
LIÇÃO 9: Decidindo de forma Confiante
LIÇÃO 10: Ação Pessoal
LIÇÃO 11: Pratique
FORMATURA

Compromisso PROERD
Eu, aluno PROERD,
Prometo a mim mesmo,
aos meus pais,
aos meus professores,
e às autoridades aqui presentes,
a ficar longe das drogas e da violência.
Assim eu prometo.
VIVA O PROERD!